Mainframe: siga a luz!

Novembro 13, 2006 at 7:03 pm 4 comentários

Na Info Corporate do mês de Setembro, foi publicada uma matéria com os 10 projetos campeões em inovação e resultados, os melhores cases de TI. Na categoria Serviços Financeiros, um grande projeto me trouxe um pouco de alegria, ao destacar a troca de arquitetura efetuada na Bovespa.

A nova arquitetura é baseada em sistemas Microsoft, Intel e HP e provavelmente até o fim do ano o mainframe – que rodava desde a década de 70 – será desligado. O projeto com a nova arquitetura teve início em 2004 e os últimos sistemas devem migrar para a plataforma baixa até o final deste semestre, seguindo metodologias de Itil e governança.

O objetivo, segundo a Bovespa, é garantir mais agilidade e flexibilidade para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de redução significativa de custos.

Será o início do fim para o mainframe? Sinceramente eu acho impossível, mas … 🙂

Leia a matéria completa.

* Update 1: A minha “felicidade” em relação a este projeto é ver a “agressividade” do Diretor de TI do Bovespa, ao iniciar e implantar este projeto. Além disso, fico feliz ao ver que algumas barreiras impostas pelo “obrigatoriedade” da utilização do mainframe podem ser derrubadas.

* Update 2: Esta mudança de arquitetura não compreende só alteração visual, e sim de servidores, etc. No final do ano (se tudo correr bem), o mainframe será desligado.

Anúncios

Entry filed under: Categoria? Pra quê?.

Pragmatic Architecture: Layering IronPython

4 comentários Add your own

  • 1. Régis  |  Novembro 15, 2006 às 2:11 pm

    Cara.
    Pensei em nem perder tempo com essa besteira, mas vamos lá.

    Como esse ja recebi mais de 50 tentativas de “derrubar” o Cobol Mainframe, e sempre com uma frase de impacto negativo tipo…. ” Será o fim do Cobol” ou …. “Como ficarão os programadores mainframe” ………
    O que acontece na verdade é que existem bons vendedores e esses caras fazem com que as empresas gastem pequenas fortunas para derrubar o que ja funciona à décadas dizendo que ficará muito mais ágil* e seguro**.
    *Ágil – Qualquer imbecil ( menos o que acredita nos vendedores ) sabe que nada que ja inventaram pode ser mais rápido que o mainframe levando em conta qualquer meio de armazenamento e qualquer quantidade de linhas e/ou registro.

    **Seguro – Não vou nem comentar, pois é só ver a quantidade invares mainframe que existe no MUNDO inteiro. ( zero )

    No final das contas a parte pesada ficará no mainframe e a parte visual ficará com a plataforma baixa e ai farão uma reunião dizendo que a migração foi um sucesso, quando na verdade apenas tiraram as telas verdes e pretas e colocaram telinhas com combos e barras de rolagem.
    Mas com certeza não sairá uma tirinha em revista nenhuma dizendo…… “É realmente a informática está nas mãos do mainframe por velocidade e segurança” ou ….. “Esperto é quem se envolve com mainframe pois tem quase zero atualização e uma empregabilidade magnifica com o valor de mercado em média 22% maior que a plataforma baixa”
    Mas ja que você está tão interessado assim no final do mainframe e nunca verá isso em vida e sim os seus filhos querendo aprender COBOL MAINFRAME pois será a oportunidade do momento em 2020, acompanhe o caso e me retorne o sucesso da migração.

    Regis
    Coboleiro de coração, e por ocasião afinal é fácil demais, paga bem, não preciso me certificar para dizer que sei, não tem versões e os caras que trabalham com isso não precisam ficar provando que escolheram o caminho certo.

    Responder
  • 2. Laranjinha  |  Novembro 23, 2006 às 5:11 pm

    Também pensei em não perder tempo aqui…

    Mas vamos lá… com certeza sempre tem alguém querendo ganhar dinheiro, mas nessa historia os grandes lideres de mercado de venda e aluguel de Mainframe saíram na frente, hoje já temos Mainframes suportando linguagem de baixa plataforma, ou seja, que não é mais de baixa, pois esta rodando em um Mainframe….

    O que eu aposto em 2025 seus filhos estarão querendo trabalhar com Java e .NET no mainframe …. IGUAL eu faço hoje…. e alguns coboleiros que vivem hoje estarão bem velhinhos trabalhando em alterações, visto que acho muito difícil todos instituições financeiras mudarem seu legado.

    Mas tenho que confessar, o danado do Mainframe é muito rápido até o Java que eu rodo aqui, roda muito, mas muito rápido….

    Não sou contra o Cobol não e nem contra os Mainframes.. rsrsrs desde que o Java continue rodando no mainframe tenho meu emprego garantido…rsrsrsrs

    Abraços Pessoal…..

    Responder
  • 3. Brunno  |  Setembro 17, 2008 às 3:38 pm

    E aii foi realmente trocado o mainframe ou foi só uma ilusão?!
    Será que foi o fim do Cobol na Bovespa?

    gostaria de saber depois de 2 anos no que deu!

    Responder
  • 4. Rafael  |  Novembro 22, 2009 às 3:44 pm

    Régis,

    Excelente comentário…hehehe. Eu adoro micro…sou micreiro, mas engraçado…sempre trabalhei em grande porte (plataforma alta… mainframe 😉 )

    E o que os caras da baixa não sabem é que mainframe é bom D+.

    Segurança 100%, velocidade.. é sem comparação mesmo. Afinal é um super computador e não um mero servidorzinho com o que… windows? Tela azul? Tô fora!
    Unix/Linux? nem chega perto dos z/OS

    Talvez um dia eles enxerguem que dá para rodar Java no mainframe tb… ai sim seria a combinação de uma linguagem moderna e um hardware fantástico…. Como o Laranjinha falou

    Mas até lá ainda vai rodar muito COBOL, NATURAL, DB2, CICS… hehehe.

    Estou com ambos nessa: Cobol ainda persistirá por um tempo… mas quando mais gente rodar o Java no mainframe ai o papel dos mainframes vai mudar… digo: trocar linguagem velha por nova… se bem que para área financeira nada melhor que o COBOL… ele foi feito para isso, né? 😉

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Novembro 2006
S T Q Q S S D
    Dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: